Os mais jovens não tem ideia disto, mas houve um tempo em que quando a gente ia ao cinema, antes do filme principal, vários outros tipos de atrações que não apenas comerciais e trailers eram exibidos.

Por exemplo, curta metragens, cinejornais e ate capítulos de seriados (bem mais antigamente).

Talvez o que mais tenha marcado como Cinejornal no Brasil seja o CANAL 100.

O CANAL100 era um cinejornal criado em 1959 por Carlos Niemeyer e que resumidamente mostrava três ou quatro noticias e passava a sua principal atração, um jogo de futebol importante.

A filmagem dos principais lances do jogo com câmeras de cinema e exibição em close ups e em câmera lenta trouxeram, pela novidade e pelo ineditismo um sucesso sem precedentes.A filmagem da torcida no Maracanã, em destaque, igualmente era sua marca registrada.

A trilha sonora era a musica NA CADENCIA DO SAMBA, de Luiz Bandeira, um som inesquecível para os cinéfilos de então.

O CANAL 100 tornou-se obrigatório antes de todos os filmes, sendo um sucesso em todos os cinemas brasileiros.

Em 1986, com a criação de uma lei que obrigou a exibição de um curta metragem brasileiro antes do filme, o CANAL 100 perdeu sua viabilidade.

Mas ficou na historia para sempre.

 

Younger people has no idea of ​​this, but there was a time when we went to the movie theater, before the main film, various other attractions that not only commercial and trailers were shown.

For example, short films, newsreels and even chapters of series.

Perhaps the most important is the newsreel CANAL 100.

The CANAL100 was a newsreel created in 1959 by Carlos Niemeyer that briefly showed three or four news and go to its main attraction, an important soccer game.

The footage of the game with movie and view cameras in close ups and slow motion was a great novelty and originality with an unprecedented success. The showing of the public in the Maracana Stadium, as main attraction, was also a trademark.

The soundtrack was the music NA CADENCIA DO SAMBA, by Luiz Bandeira, an unforgettable sound for film buffs.

CANAL 100 became mandatory before all the movies, being successful in all Brazilian movie theaters.

In 1986, with the creation of a law that obliged the exhibition of a Brazilian short film before the feature film, CANAL 100 lost its viability.

But it was in history forever.