OS PÁSSAROS: Clube de Cinema Exibe (uma das) Obra Prima de Alfred Hitchcock

A TV Difusora (hoje Bandeirantes) tinha uma sessão de cinema domingos à noite, que se chamava PALMA DE OURO. A chamada exibia cenas de atores, atrizes e diretores, em Cannes, durante o mais famosos festival de cinema do mundo.

Foi na PALMA DE OURO, que vi pela primeira vez o filme OS PÁSSAROS, que Sir Alfred Hitchcock dirigiu em 1963. Embora meus familiares ficaram furiosos porque a história não tinha final, lembro até hoje as fortes impressões que o filme deixou em mim.

Apesar do filme ser de 1963, ele continua absolutamente perfeito e com seu incrível suspense intocado e difícil de se aguentar. Hoje que a gente já sabe toda a história (inteligente interpretação do mestre Hitchcock sobre o argumento original de Daphne du Maurier) cada barulho de asa de um pássaro gera aquela sensação de medo.

O elenco que Hitchcock teve não pode ser mais perfeito: Tippi Hendren, simplesmente impecável como Melanie Daniels, a ricaça transgressora que, misturando frieza e sensualidade desafia todos os dogmas da conservadora Bodega Bay e, principalmente da impositiva e ditatorial viúva Lydia Brenner (Jessica Tandy nada menos que perfeita como a matriarca ameaçada). Os duelos verbais, de olhares e de silêncios entre as duas são algo. Alguém já disse que os filmes de Ingmar Bergman tinham os silêncios mais expressivos do cinema. Ser altamente expressivo com um silêncio é para poucos.

Rod Taylor (o advogado “de defesa” Mitch Brenner) nunca foi um grande ator, mas aqui está possivelmente em seu melhor papel no cinema. Dividido entre a fidelidade a sua mãe e a já encaminhada sedução pela irresistível Melanie, ele passa o filme todo entre o abobado inerte e o mocinho corajoso. É espetacular.

Suzanne Pleshette (uma boa atriz cujo ápice foi o dramalhão romântico O CANDELABRO ITALIANO da música AL DI LÁ) faz a professorinha enterrada na cidade cujos desejos nunca foram plenamente atendidos. O romance com Mitch aconteceu mas não durou. O sonho de ir embora nunca foi para a frente. Vive sozinha, amargurada, fumando muito e vendo o que vai acontecer. A menina Veronica Catwright (depois comida do ALIEN de Ridley Scott) é a querida chatinha de plantão que vai correr, gritar e provocar perigos para todos. Está brilhante neste papel.

O filme é nada menos que perfeito. Cenas antológicas se sucedem. Dos Love Birds se inclinando pelas curvas da estrada em alta velocidade, ao ataque inesperado da gaivota a Melanie, o discurso apocalíptico da velha louca do local (criação icônica da atriz Ruth McDevitt), aos pássaros negros se aglomerando no parquinho da escola.

Que Hitchcock era um gênio inexiste qualquer dúvida. OS PÁSSAROS apenas é mais um filme do mestre que mostra com muita força este fato. Poucas pessoas fizeram cinema como Sir Alfred Hitchcock.

O Clube de Cinema de Porto Alegre exibe OS PÁSSAROS, no próximo sábado, 30/09/2023, às 10:15 da manhã na Cinemateca Capitólio.

TV Difusora (today Bandeirantes) had a movie session on Sunday nights, called PALME D’OR. The overture showed scenes of actors, actresses and directors in Cannes, during the most famous film festival in the world.

It was in the GOLDEN PALM that I first saw the film THE BIRDS, which Sir Alfred Hitchcock directed in 1963. Although my family were furious because the story had no ending, I still remember to this day the strong impressions that the film left on me.

Despite the film being from 1963, it remains absolutely perfect and its incredible suspense is untouched and difficult to bear. Today, when we know the whole story (master Hitchcock’s intelligent interpretation of Daphne du Maurier‘s original script), every sound of a bird’s wing generates that feeling of fear.

The cast that Hitchcock had could not be more perfect: Tippi Hendren, simply impeccable as Melanie Daniels, the rich transgressor who, mixing coldness and sensuality, defies all the dogmas of the conservative Bodega Bay and, mainly, of the imposing and dictatorial widow Lydia Brenner (Jessica Tandy nothing less than perfect as the threatened matriarch). The verbal duels, looks and silences between the two are something. Someone once said that Ingmar Bergman’s films had the most expressive silences in cinema. Being highly expressive with silence is for few.

Rod Taylor (defense lawyer Mitch Brenner) has never been a great actor, but here he is in possibly his best film role. Torn between fidelity to his mother and the already underway seduction by the irresistible Melanie, he spends the entire film between the inert idiot and the courageous good guy. It’s spectacular.

Suzanne Pleshette (a good actress whose peak was the romantic drama ROME ADVENTURE from the song AL DI LÁ) plays the little teacher buried in the city whose wishes were never fully met. The romance with Mitch happened but it didn’t last. The dream of leaving never came to fruition. She lives alone, bitter, smoking a lot and watching what will happen. The girl Veronica Catwright (later eaten in Ridley Scott’s ALIEN) is the beloved annoying girl on duty who will run, scream and cause danger for everyone. She is brilliant in this role.

The film is nothing short of perfect. Anthological scenes follow one another. From the Love Birds careening through the curves of the road at high speed, to the unexpected attack of the seagull on Melanie, the apocalyptic speech of the local crazy old woman (iconic creation of actress Ruth McDevitt), to the black birds gathering in the school playground.

There is no doubt that Hitchcock was a genius. THE BIRDS is just another film by the master that shows this fact very strongly. Few people made cinema like Sir Alfred Hitchcock.

The Porto Alegre Cinema Club shows THE BIRDS, next Saturday, 09/30/2023, at 10:15 am at Cinemateca Capitolio.

Deixe uma resposta