ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES: Em um Filme Perfeito, é Impossível Dizer o Que é Melhor

Martin Scorsese conseguiu outra vez: ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES, seu mais recente trabalho é outro filme cinematograficamente perfeito. Se alinha com TAXI DRIVER, THE DEPARTED e A ÉPOCA DA INOCÊNCIA, como as obras primas do cineasta de 81 anos. A produção da Paramount e da Apple Filmes superou todas altas expectativas que dela se tinham.

O caso do assassinato de índios da tribo Osage, para receber via heranças seus bens decorrentes das reservas de petróleo na Reserva localizada no estado de Oaklahoma, traz uma história realmente extraordinária.

Ao longo de 3 horas e 26 minutos (que passam voando), Scorsese, contando com um roteiro primoroso dele próprio, Eric Roth e David Grann, foca três personagens centrais no drama rasgado que se constituiu em um dos episódios mais tristes da história americana. Há dezenas de cenas e frases maravilhosas no filme. Os roteiristas acertaram na mosca. É uma história de amor? Ou um thriller policial? Um drama histórico? Um filme denúncia de um genocídio real? Ou tudo isso, embalado de forma magistral?

Leonardo di Caprio é Ernest Burkhart, um ex-combatente da Primeira Guerra Mundial que vai para Oaklahoma morar com a família de seu tio. O tio é o milionário William Hale, vivido com a habitual maestria pelo monstro sagrado Robert De Niro.

Curiosamente, o terceiro vértice de protagonismo traz a menos conhecida e magistral atriz (nascida em Montana e criada pelos índios Pés Negros) Lilian Gladstone, como uma inesquecível Mollie Burkhart, a esposa do personagem de di Caprio. O trabalho dela, em cada cena que aparece, é magnífico, hipnótico e luminoso. Impossível não se deslumbrar pela interpretação dela, desde já favoritíssimo ao Oscar de Melhor Atriz.

O elenco, justiça seja feita, também é excepcional pelos demais atores e atrizes: Jesse Plemons, John Lithgow, Brendan Fraser, Tantoo Cardinal, Cara Jade Meyers, Louis Cancelmi, e Scott Sheperd, para citar apenas alguns.

O octagenário Scorsese estava muito inspirado neste trabalho. Há cenas maravilhosas a granel. A morte da mãe de Mollie, por exemplo, é das cenas mais lindas mostrando um momento de passagem.

Vale ainda a pena citar a fotografia deslumbrante do mexicano Rodrigo Prieto, a edição incrível de Thelma Shoonmaker e toda parte técnica do filme, impecável. Vai ter dezenas de indicações ao Oscar e, se justiça houver, vai colecionar estatuetas douradas.

Por fim, mencione-se que o próprio Martin Scorsese faz uma aparição à la Hitchcock (apenas que é bem no final do filme). Mais uma curtição para o cinéfilo, que àquela altura queria muito ver o diretor para lhe demonstrar uma gratidão eterna por nos proporcionar mais este filme realmente extraordinário.

Martin Scorsese has done it again: KILLERS OF THE FLOWER MOON, his latest work is another cinematographically perfect film. It aligns with TAXI DRIVER, THE DEPARTED and THE AGE OF INNOCENCE, as the 81-year-old filmmaker’s masterpieces. The production by Paramount and Apple Films exceeded all the high expectations that were had for it.

The case of the murder of Indians from the Osage tribe, to receive via inheritance their assets resulting from the oil reserves in the Reservation located in the state of Oaklahoma, brings a truly extraordinary story.

Over the course of 3 hours and 26 minutes (which fly by), Scorsese, with an exquisite script by himself, Eric Roth and David Grann, focuses on three central characters in the torn drama that constituted one of the saddest episodes in American history. There are dozens of wonderful scenes and phrases in the film. The writers hit the bull’s eye. Is it a love story? Or a crime thriller? A historical drama? A film exposing a real genocide? Or all of this, masterfully packaged?

Leonardo di Caprio is Ernest Burkhart, a former World War I combatant who goes to Oaklahoma to live with his uncle’s family. His uncle is the millionaire William Hale, played with the usual mastery by the sacred monster Robert De Niro.

Interestingly, the third leading edge features the lesser-known and masterful actress (born in Montana and raised by the Blackfeet Indians) Lilian Gladstone, as an unforgettable Mollie Burkhart, the wife of di Caprio’s character. Her work, in every scene that appears, is magnificent, hypnotic and luminous. It’s impossible not to be dazzled by her performance, already a favorite for the Oscar for Best Actress.

The cast, to be fair, is also exceptional for the other actors and actresses: Jesse Plemons, John Lithgow, Brendan Fraser, Tantoo Cardinal, Cara Jade Meyers, Louis Cancelmi, and Scott Sheperd, to name just a few.

The octogenarian Scorsese was very inspired by this work. There are wonderful scenes in bulk. The death of Mollie’s mother, for example, is one of the most beautiful scenes showing a moment of passing.

It is also worth mentioning the stunning photography by Mexican Rodrigo Prieto, the incredible editing by Thelma Shoonmaker and the entire technical part of the film, which is impeccable. It will receive dozens of Oscar nominations and, if there is any justice, it will collect golden statuettes.

Finally, it should be mentioned that Martin Scorsese himself makes a Hitchcock-like appearance (only at the very end of the film). Another treat for the cinephile, who at that point really wanted to see the director to show him eternal gratitude for providing us with this truly extraordinary film.

Deixe uma resposta