RASHOMON: Kurosawa Inovou em Clássico Maravilhoso

Dia destes, quando fiz o post sobre MONSTER, excelente filme do cineasta japonês Kore-eda Hirokazu, li diversas críticas que atribuem ao filme clássico RASHOMON, de Akira Kurosawa, a primazia em ter uma história em que são expostas diversas versões do mesmo fato. Isso se chama efeito RASHOMON.

Vi RASHOMON, no inesquecível cine Bristol, lá pela década de 70. Como eram maravilhosos aqueles ciclos do Bristol.

Akira Kurosawa contava a história de um crime, narrado por quatro personagens: o acusado de matar um samurai, a noiva violentada, o fantasma do falecido e uma testemunha.

A cada versão, vão surgindo detalhes que enriquecem a história, ou porque foram omitidos propositadamente ou porque não foram percebidos pelos narradores anteriores.

Claro que a magia do cinema de Kurosawa (que sabia filmar como poucos), a força extraordinária do elenco (Toshiro Mifune, Machiko Kyo, Masayuki Mori e Takashi Shimura) e uma fotografia em preto e branco belíssima ajudaram a elevar RASHOMON ao patamar de clássico eterno.

Achei o filme no Amazon Prime Video, em uma cópia maravilhosa.

RASHOMON ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1952 e o Leão de Ouro, no Festival de Veneza.

Kurosawa é um gênio do cinema e RASHOMON um de seu filmes inesquecíveis.

The other day, when I made the post about MONSTER, an excellent film by Japanese filmmaker Kore-eda Hirokazu, I read several reviews that attribute to the classic film RASHOMON, by Akira Kurosawa, the primacy of having a story in which different versions of the same fact are exposed. This is known as Rashomon Effect.

I saw RASHOMON, at the unforgettable Bristol cinema, back in the 70s. How wonderful those Bristol cycles were.

Akira Kurosawa told the story of a crime, narrated by four characters: the person accused of killing a samurai, the raped bride of the deceased, the ghost of the deceased and a witness.

With each version, details emerge that enrich the story, either because they were omitted on purpose or because they were not noticed by the previous narrators.

Of course, the magic of Kurosawa’s cinema (who knew how to film like few others), the extraordinary strength of the cast (Toshiro Mifune, Machiko Kyo, Masayuki Mori and Takashi Shimura) and beautiful black and white photography helped elevate RASHOMON to the level of classic Eternal.

I found the film on Amazon Prime Video, in a wonderful copy.

RASHOMON won the Academy Award for Best Foreign Filme, in 1952 and the Gold Lion, in the Veneza Film Festival.

Kurosawa is a cinematic genius and RASHOMON is one of his unforgettable films.

Deixe uma resposta