COUP DE CHANCE: Novo Filme de Woody Allen Visto pelo The New York Times

Manohla Dargis, crítica de cinema do THE New York Times viu o novo filme de Woody Allen, COUP DE CHANCE.

Em certa passagem do texto, afirma Dargis:

A certa altura de “Coup de Chance”, fica claro que Allen não está muito interessado no affair como uma experiência humana, profunda ou não; seu foco está nas consequências e na cascata de eventos dramáticos que se seguem depois que Jean começa a suspeitar de Fanny. Assim que o faz, o centro de gravidade da história se inclina cada vez mais em sua direção. Não é uma mudança feliz, pelo menos no início, em parte porque Fanny é mais atraente do que Jean. A essa altura, Allen semeou a história com detalhes sugestivos sobre o casal: ela teme que seus amigos a vejam como uma esposa troféu (eles veem), enquanto a atenção de Jean parece controladora, às vezes assustadora.

Se sua simpatia permanece com Fanny, é em parte porque o naturalismo espontâneo de Laâge atrai você para sua personagem, enquanto a caricatura intensificada e às vezes limítrofe de Poupaud pode ser quase agressivamente desanimadora. Poupaud pode ser um ator sutilmente expressivo, então a amplitude de sua atuação inicialmente parece um erro, como se ele – como tantos atores de Allen – tivesse sido deixado para descobrir o personagem sozinho e tivesse ido na direção errada. Quer tenha sido assim que aconteceu, o efeito líquido serve a história e as opiniões de Allen sobre os assuntos humanos do coração e da consciência. “As pessoas carregam pecados por aí”, como diz alguém em “Crimes and Misdemeanors”, um dos maiores filmes de Allen. “Isso passa – com o tempo, tudo desaparece.”

Serei ficha um para ver.

Manohla Dargis, film critic for THE New York Times, saw Woody Allen’s new film, COUP DE CHANCE.

In a certain passage of the text, Dargis states:

Not long into “Coup de Chance” it becomes clear that Allen isn’t much interested in the affair as a human experience, profound or not; his focus is on its fallout and the cascade of dramatic events that ensue after Jean begins to suspect Fanny. Once he does, the story’s center of gravity increasingly lists toward him. It isn’t a happy shift, at least at first, partly because Fanny is more appealing than Jean is. By that point, Allen has seeded the story with suggestive details about the couple: She fears that their friends see her as a trophy wife (they do), while Jean’s attentiveness seems controlling, at times creepy.

If your sympathies remain with Fanny, it’s partly because Laâge’s unforced naturalism draws you to her character while Poupaud’s heightened, at times borderline caricature can be almost aggressively off-putting. Poupaud can be a subtly expressive actor, so the broadness of his performance initially reads as a mistake, as if he — like so many of Allen’s actors — had been left to figure out the character on his own and went in the wrong direction. Whether that’s how it played out, the net effect serves the story and Allen’s views on human affairs of the heart and conscience. “People carry sins around,” as someone says in “Crimes and Misdemeanors,” one of Allen’s greatest films. “It passes — with time, it all fades.”

I will be the first to see it.

Deixe uma resposta