A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD: Anthony Hopkins Brilha Como Dr. Freud em Texto Teatral Fascinante

Chegou aos streamings para alugar o filme A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD, dirigido pelo americano Matt Brown.

O filme se baseia em uma peça teatral escrita por Mark St. Germain, texto que fez e segue fazendo muito sucesso no Brasil, em montagem elogiada por seus méritos.

A situação central da trama é o encontro do Dr. Sigmund Freud, já morando em Londres no ano de 1939, sofrendo as agruras de um câncer na mandíbula, com o escritor C.S.Lewis, notabilizado pelos livros da série AS CRÔNICAS DE NÁRNIA.

A certa altura dos créditos se lê a frase “baseado em fatos reais”. Ao que se diz, realmente Freud teria se encontrado com um Professor de Oxford, certa tarde em Londres para conversar sobre suas ideias.

O nazismo já estava em pleno crescimento na Europa (é magnífica a utilização das notícias sobre a guerra via rádio que permeia toda narrativa) e as ameaças de bombas sobre Londres têm uma concretude assustadora.

Freud e Lewis passam uma tarde conversando sobre Deus, fé, paternidade, luto, maternidade, fixações orais e outros temas caros ao Mestre da Psicanálise. No terreno mais próximo, falam bastante sobre o relacionamento de Lewis com a mãe de seu melhor amigo (morto na Primeira Guerra) e de Freud com sua filha Anna Freud, uma ascendente professora e terapeuta.

Entre tantos aspectos fascinantes dos diálogos entre os dois, o relacionamento de Anna com outra mulher toma lugar de destaque. É muito interessante ver como o fato repercute na vida e nas visões do Dr. Freud.

O mais impressionante mesmo é que o texto da peça teatral que originou o filme foi escrito por Germain em 2009 mas seus temas têm uma atualidade quase assustadora. Guerra, nazismo, intolerância, sexualidade nunca estiveram tão na ordem do dia.

Claro que a presença de Anthony Hopkins no papel de Sigmund Freud é um excepcional ativo do filme. Como sempre, o trabalho de Hopkins é magnético e apaixonante. O Freud dele é brilhante, forte, e decidido, como doente, fraco e hesitante. Mais uma interpretação impecável.

Matthew Good (ótimo), Orla Brady, Jodi Balfour, Liv Lise Fries (como Anna), Jeremy Northam, Stephen Campbell Moore (ótima participação como o escritor J.R.R. Tolkien) e Tarek Bishara compões um excelente elenco. Todos dão profundidade a seus personagens de forma enriquecedora.

O filme tem um texto bastante denso e profundo.

Merece muito que a gente veja o filme diversas vezes.

The film FREUD’S LAST SESSION, directed by the American Matt Brown, arrived on streaming services to rent.

The film is based on a play written by Mark St. Germain, a text that was and continues to be very successful in Brazil, in a production praised for its merits.

The central situation of the plot is the meeting of Dr. Sigmund Freud, already living in London in 1939, suffering from the hardships of jaw cancer, with the writer C.S. Lewis, famous for the books in the CHRONICLES OF NARNIA series.

At a certain point in the credits the phrase “based on true events” reads. It is said that Freud actually met with an Oxford Professor one afternoon in London to talk about his ideas.

Nazism was already on the rise in Europe (the use of radio news about the war that permeates the entire narrative is magnificent) and the bomb threats over London have a frightening concreteness.

Freud and Lewis spend an afternoon talking about God, faith, fatherhood, mourning, motherhood, oral fixations and other topics dear to the Master of Psychoanalysis. In the closest area, they talk a lot about Lewis’ relationship with the mother of his best friend (who died in the First World War) and Freud’s relationship with his daughter Anna Freud, a rising teacher and therapist.

Among so many fascinating aspects of the dialogues between the two, Anna’s relationship with another woman takes pride of place. It is very interesting to see how this fact impacts Dr. Freud’s life and views.

The most impressive thing is that the text of the play that gave rise to the film was written by Germain in 2009, but its themes are almost frighteningly current. War, Nazism, intolerance, sexuality have never been so much on the agenda.

Of course, the presence of Anthony Hopkins in the role of Sigmund Freud is an exceptional asset of the film. As always, Hopkins’ work is magnetic and enthralling. His Freud is brilliant, strong, and determined, as well as sick, weak and hesitant. Another impeccable interpretation.

Matthew Good (great), Orla Brady, Jodi Balfour, Liv Lise Fries (as Anna), Jeremy Northam, Stephen Campbell Moore (great participation as writer J.R.R. Tolkien) and Tarek Bishara make up an excellent cast. They all give depth to their characters in an enriching way.

The film has a very dense and deep text.

It really deserves that we watch the film several times.

Deixe uma resposta