FOME DE SUCESSO: Drama Tailandês Tem Gastronomia, Egolatria e Crítica Social

Está em cartaz na NETFLIX, o filme tailandês FOME DE SUCESSO (HUNGER), dirigido por Sitisiri Mongkolsiri.

O filme mostra Aoy, uma jovem chef de cozinha (Chutimon Chuengcharoensukying, atriz tailandesa bem interessante) que é responsável pelo humilde restaurante de sua família em um bairro pobre de Bangkok. Um dia ela recebe um convite para ir trabalhar com uma famoso e temperamental chef no chiquérrimo HUNGER.

Seu desejo em “ser diferente” a leva a aceitar e passar a conviver com os ataques de estrelismos do Chef Paul (Nopachai Chaiyanam) e seus constantes assédios morais.

O primeiro atrativo do filme é mostrar em detalhes pratos da alta gastronomia oriental. Por exemplo, iscas de Wagyu A5 seladas para serem degustadas em um aniversário de um político tailandês influente.

Aos poucos se vê que o diretor Sitisiri pretendia mais que fazer outro filme sobre alta gastronomia. Seu filme se pretende uma crítica social pesada sobre as diferenças sociais entre ricos e pobres na Tailândia e as comidas que ambos consomem.

Embora certa ingenuidade, o filme consegue mostrar seu ponto de vista.

Há sentimento envolvido em comida da alta gastronomia? Um macarrão simples pode atingir o ponto de perfeição de um prato sofisticado?

Bons pontos para discussão.

HUNGER disse a que veio.

Deixe uma resposta