SOB AS ÁGUAS DO SENA: Cinema Segue Maltratando os Tubarões

Já escrevi aqui que depois de JAWS, uma das obras primas de Steven Spielberg, o cinema já fez centenas de filmes com tubarões. raramente algum deles teve mérito.

THE SHALLOWS, de Jaume Collet-Serra, por exemplo não era nenhuma maravilha, mas pelo menos tinha um roteiro minimamente atrativo.

Estreou no NETFLIX com pompa e circunstância, a super produção francesa SOB AS ÁGUAS DO SENA, de Xavier Gens. Um tubarão fêmea, geneticamente modificado (a desculpa dos roteirista para qualquer bobagem que eles queiram) vai parar no Rio Sena, em meio à cidade de Paris, bem na época de uma competição internacional de triatlo, que anuncia as próximas Olimpíadas.

Um cientista que anos atrás perdera toda tripulação morta por aquela fêmea, se junta a uma ONG e à Polícia Local para caçar a ameaça.

A quantidade de bobagens do roteiro é inacreditável. Nada pior que o fato das alterações genéticas terem feito a tubarão gerar milhares de tubarões por partenogênese (aprendi esse método reprodutivo nas aulas de biologia do Colégio Rosário, muitas décadas atrás).

A prestigiada atriz francesa Berenice Bejo (Oscar por O ARTISTA) dá o ar da graça como a traumatizada Sophia Assayas. O elenco ainda tem Nassim Lyes, Anne Marivin (a Prefeita histérica de Paris que vai virar comida de tubarão) e Léa Leviant.

Imagens lindas de Paris não salvam o filme, que ainda prepara uma Parte dois.

Nem nós, nem Paris estamos livres.

I already wrote here that after JAWS, one of Steven Spielberg‘s masterpieces, cinema has made hundreds of films with sharks. rarely have any of them had merit.

THE SHALLOWS, by Jaume Collet-Serra, for example, wasn’t amazing, but at least it had a minimally attractive script.

Premiered on NETFLIX with pomp and circumstance, the super French production UNDER PARIS, by Xavier Gens. A genetically modified female shark (the scriptwriters’ excuse for whatever nonsense they want) ends up in the River Seine, in the middle of the city of Paris, right at the time of an international triathlon competition, which announces the next Olympics.

A scientist who years ago lost his entire crew killed by that female, joins an NGO and the Local Police to hunt down the threat.

The amount of nonsense in the script is unbelievable. Nothing worse than the fact that genetic changes have caused the shark to generate thousands of sharks through parthenogenesis (I learned this reproductive method in biology classes at Colégio Rosário, many decades ago).

The prestigious French actress Berenice Bejo (Oscar for THE ARTIST) looks graceful as the traumatized Sophia Assayas. The cast also includes Nassim Lyes, Anne Marivin (the hysterical Mayor of Paris who will become shark food) and Léa Leviant.

Beautiful images of Paris don’t save the film, which is still preparing a Part Two.

Neither we nor Paris are free.

Deixe uma resposta