O convidado de hoje do CINEMARCO é meu brother e cinéfilo Isaac Menda. Sempre criativo, Isaac centrou suas escolhas nos melhores documentários que viu em. 2024.
Atendendo ao honroso convite do cinéfilo Marco Antônio, apresento, a seguir, os melhores do ano, na minha humilde opinião, na categoria documentários.
- Mundo Cão – esse documentário foi revisitado. Produção italiana de 1962 dirigido por Paolo Cavara, Gualtiero, Jacopetti e Franco Prosperi, que deu origem ao gênero conhecido hoje como “shockumentary”. Também a música principal do documentário é famosa até hoje cantada e executada por vários cantores e orquestras. Pode ser assistido no Youtube.
- Por trás da diversão – é uma série de documentários de televisão (2021) sobre as principais atrações dos parques da Disney. Tem como principal produtor o ator Dwayne Johson. Canal Disney.
- Einstein e a bomba – produção de 2024 exibido pela Netflix, mostrando a vida do gênio, pacifista, cientista e refugiado, com reconstituições e imagens de arquivo. Direção de Anthony Philipson.
- Disney 100 – um século de sonhos – produção de 2023 no qual celebra o centésimo aniversário da empresa, com entrevistas, imagens exclusivas e histórias inéditas contadas pelas pessoas que construíram o legado Disney. Canal Disney.
- Testamento: a história de Moisés – esta série acompanha a vida de Moisés, de pária e assassino a profeta e libertador do povo hebreu. Das margens do rio Nilo ao Monte Sinai e o mar Vermelho, a série explora o drama documental emocionante e entrevista especialistas para analisar e revelar a busca pessoal de Moisés pela redenção, que deu origem a alguns dos acontecimentos mais marcantes da Bíblia, do Alcorão e da Torá. Produção de 2024 – Netflix.
- Hitler e o nazismo: começo, meio e fim – o documentário tem como base o histórico Tribunal de Nuremberg para fazer uma retrospectiva dos terrores cometidos pelo regime nazista. A série de Joe Berlinger analisa e investiga a ascenção do partido nazista, liderado por Adolf Hitler, ao poder, como se deu o início da 2ª guerra mundial em 1939 e como os responsáveis por tantos horrores foram levados à justiça, no famoso Julgamento de Nuremberg. Ao longo dos episódios, historiadores e especialista em diferentes áreas, imagens de arquivo e encenação são utilizadas para contar a história da Alemanha nazista – Netflix
- Beijo do Gordo – com imagens inéditas, histórias nunca contadas e um acesso único à intimidade de Jô Soares. A série traz um passeio emocionante e hilário por seus programas de humor, peças e talk shows. Globoplay 2024
- Apollo 13 – sobrevivendo no espaço – é uma dramática recriação da missão espacial da NASA em abril de 1970., quando a agência enfrentou uma das maiores crises de sua história. Apenas nove meses após o histórico pouco na Lua, três astronautas, a bordo da Apollo 13, ficaram presos no espaço decorrência de uma explosão que danificou a espaçonave, impedindo o pouso lunar. O documentário retrata a angustiante luta pela sobrevivência dos astronautas Jum Lovell, Jack Swigert e Fred Haise, que enfrentaram desafios extremos em um ambiente hostil e sem garantia de retorno. Paralelamente, a equipe da NASA, liderada pelo diretor Gene Kranz, trabalhou incessantemente em Houston, improvisando soluções e superando limites para trazer os astronautas de retorno à Terra com segurança. O sucesso dessa missão, apesar das adversidades, é lembrado como um dos momentos mais brilhantes da história da exploração espacial. Netflix 2024
- Guga por Kuerten – o documentário conta a trajetória do maior jogador de tênis brasileiros de todos os tempos, desde o início até se tornar uma lenda do esporte. A partir da morte prematura de seu pai, conta sua ascenção meteórica para vencer Roland Garros em 1997, sob a tutela de Larri Passos, destacando suas vitórias icônicas e seu espírito competitivo indomável. chegada no topo. A série documental oferece uma visão abrangente do homem por trás do mito, revelando a humanidade e a grandeza de um dos ídolos do tênis brasileiro.
- A música de John Williams – a Disney descreve o documentário como a oportunidade de conhecer o homem por trás da música que mudos nossas vidas, com imagens inéditas de bastidores de Williams em atuação, além de depoimento de colaboradores históricos de sua carreira, como George Lucas e Steven Spielberg.
- O retorno do rei: queda e ascensão de Elvis Presley – trata-se de uma jornada fascinante por trás do icônico especial de retorno de Elvis Presley, que marcou um dos momentos mais decisivos da carreira do cantor. No verão de 1968 Elvis estava em uma encruzilhada. Após uma meteórica ascenção ao estrelato nos anos 50, dois anos no exército e uma carreira em declínio com filmes sem sucesso, ele estava longe do auge de sua fama. Enquanto a música popular era dominada por novos ícones como os Beatles, Rolling Stones, Hendrix, Elvis parecia ser uma figura do passado. Mas, em vez de seguir o plano de seu empresário Coronel Tom Parker, que queria um programa da televisão voltado para a família, Elvis teve uma ideia audaciosa; voltar às suas raízes do rock e fazer um show ao vivo, celebrando os maiores sucessos de sua carreira e preparando o terreno para um futuro grandioso. O resultado dessa ousada decisão foi o histórico “Elvis Presley Comeback Special”, um espetáculo que não só revitalizou sua imagem, mas também redefiniu sua carreira e garantiu seu retorno triunfante ao topo da música. O documentário mostra imagens raras dos especial de 1968 e acesso exclusivo aos arquivos pessoais. Netflix 2024