TERRA INDOMÁVEL: Mais uma Série Sobre o Início do Oeste Americano Tem Muito a Acrescentar Àquela História

Peter Berg, conhecido ator e cineasta, traz AMERICAN PRIMEVAL, uma série de seis episódios sobre a época em que americanos e imigrantes tinham o sonho de que ir viver no este dos EUA proporcionaria riqueza e felicidade.

Berg estruturou sua série em quatro histórias (que volta e meia se cruzam) que mostram a crueza, violência e dificuldades que os pioneiros tiveram em ir até o oeste em suas caravanas. Clima inóspito (do deserto à neve), índios (justificadamente furiosos por terem tido suas terras roubadas), animais selvagens a granel, bandidos de todos os tipos (dos oficiais aos caçadores de recompensas), repressão e violência contra as mulheres e outros temas.

O que a série traz de novidades? A importância da religião Mórmon e sua agenda própria no estado de Utah (onde são uma força inegável até hoje.

Se eu tivesse que fazer uma crítica ao trabalho de Berg, seria a utilização demasiada de cenas de violência explícita, um recurso que o diretor utilizou para caracterizar a crueza do processo. Acho que passou do limite.

O elenco é ótimo: Taylor Kitsch, Betty Gilpin, Dane DeHaan, Saura Lighfoot-Leon, Derek Hinkey, Joe Tippet, Jai Courtney, Preston Motta, Shawnee Pourier e Shea Wingham.

Vi na sequência os seis capítulos. Acho que AMERICAN PRIMEVAL é uma série com muitos elementos cinematográficos clássicos (Berg conhece o gênero) e com méritos suficientes para ser recomendada. Especialmente para os fãs do western. É um digno representante deste gênero clássico do cinema.

Deixe uma resposta