Paguei US$ 19,99 para assistir em primeira mão na Apple TV+, o filme SETEMBRO 5, do cineasta suíço Tim Fehlbaum. Valeu cada centavo.
Trata-se da recriação do trágico episódio do ataque terrorista à Delegação Israelense, durante a Olimpíada de Munique, em 1972.
Mas, ao contrário de outros filmes sobre o tema (o maravilhoso documentário ONE DAY IN. SEPTEMBER ou o não menos brilhante MUNICH, de Spielberg), SETEMBRO 5 vê o episódio pela ótica das equipes de jornalismo da ABC, que estavam em Munique, ao lado da Vila Olímpica, na primeira vez em que os jogos eram transmitidos ao vivo, via satélite, para o mundo inteiro.
Peter Sasgaard, Ben Chaplin. John Magaro, Georgina Rich e Leonie Benesch lideram um elenco notável e homogêneo.
Os filmes sobre jornalismo tem em SETEMBRO 5, mais um ilustre representante. TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE, REDE DE INTRIGAS, O INFORMANTE, SPOTLIGHT, THE POST, A MONTANHA DOS SETE ABUTRES, apenas para citar alguns, não me deixam mentir.
O triste episódio entrou para a história e tem muitos detalhes (pelo menos para mim desconhecidos) revelados no filme.
A imensa responsabilidade dos jornalistas (especialmente em uma cobertura ao vivo), os aspectos éticos da profissão, o trabalho em equipe, o papel de cada um no sucesso da cobertura, são apenas alguns dos focos muito bem explorados pelo roteiro.
Saí do filme entre positivamente impressionado pela segurança de um jovem diretor em um tema tão difícil, um otimismo pelo papel do jornalismo da busca da verdade e a decepção com o ser humano capaz de atos tão bárbaros.
Mas SETEMBRO 5 é daqueles filmes que deviam ser exibidos em escolas. Não somente de jornalismo. Um filmaço.