Os filmes contando casos célebres de jornais e jornalistas normalmente geram excelentes tramas. A eterna luta entre a liberdade de imprensa e os interesses (ocultos) do estado e das autoridades, ao longo da história motivaram batalhas – legais e filosóficas – antológicas.
A série THE HACK (disponível na Apple TV e no PRIME VIDEO, por enquanto apenas para locação) é mais um exemplar. disso.
Contando com um elenco fora de série (David Tennant, Robert Carlyle, Toby Jones, Daniel Ryan e. Nick Owenford, THE HACK recria em detalhes o. episódio em que o jornalista Nick Davies fica sabendo que o conglomerado NEWS OF THE WORLD, com a permissão dos governantes, estava hackeando as caixas postais dos telefones de figuras públicas para as matérias escandalosas dos tabloides do Grupo de Rupert. Murdoch.
O THE GUARDIAN, onde Davies trabalhava banca a briga. Briga de cachorro grande diga-se de passagem. Em paralelo, o DCS Dave Cook colocava tudo em risco investigando o insolúvel assassinato de um. colega no estacionamento de um pub local.
A série alterna os dois tempos de ação, mostrando os. malfeitos das autoridades lá e cá.
Um segundo acerto da série é utilizar o expediente em que o. personagem de Davies se dirige à câmera (e ao espectador) explicando o passo a passo de seu trabalho, dando à história um tom por vezes documental.
A série tem sete capítulos e acerta em cheio. na mescla de drama e thriller.
Não fica a dever para os clássicos do gênero tipo TODOS OS HOMENS DO. PRESIDENTE, A TRAMA e outros clássicos.