ROBERT DUVALL: Tom Hagen Jamais Vai Morrer

Ontem foi divulgada a morte do extraordinário ator Robert Duvall, aos 95 anos. A viúva divulgou nota segundo a qual ele morreu no domingo, calmo e tranquilo, cercado de amor.

O cinema – entre tantas coisas maravilhosas que nos dá – apresenta para a gente grandes atores e atrizes que, com sua inigualável arte de interpretar personagens, colocam em nossas vidas pessoas inesquecíveis.

O advogado Tom Hagen, de THE GODFATHER, primoroso trabalho de Robert Duvall para Francis Coppola, é um desses personagens que ganhou eternidade em minha vida. Acho que muito do meu desejo de ser advogado vem daquele CONSIGLIERI, de modos educados, firmes e sempre propositivo.

Na minha opinião, um dos maiores trabalhos de ator da história do cinema, mesmo vindo de um coadjuvante.

A grandiosidade de Robert Duvall talvez resida exatamente nisso. Como coadjuvante, ele fez trabalhos de interpretação memoráveis, que serviram para elevar os filmes e os atores principais.

O Coronel KILGORE de APOCALYPSE NOW, o diretor de A CONVERSAÇÃO, o Dr. Watson de VISÕES DE SHERLOCK HOLMES, o Frank de REDE DE INTRIGAS, MARK SLEDGE, de A FORÇA DO CARINHO (Oscar de Melhor Ator), são apenas alguns desses extraordinários trabalhos.

Foram 145 filmes como ator e 5 como diretor.

O mais recente foi O PÁLIDO OLHO AZUL.

Na minha memória, Tom Hagen (e Robert Duvall) não irá morrer jamais.

Mario Puzzo e Francis Coppola, entre tantos méritos gigantescos de O PODEROSO CHEFÃO, nos apresentaram Robert Duvall.

Ele foi um ator monstruoso. Eterno, pois.

Deixe uma resposta