SIRAT – Feios, Sujos e Bondosos

O candidato espanhol ao Oscar de Melhor Filme em língua Estrangeira é SIRAT, do cineasta Oliver Laxe, que fez apenas 4 filmes.

Trata-se de um filme muito forte sobre um pai e seu filho adolescente que abandonam tudo e vão ao Marrocos procurar a filha dele, desaparecida entre um pessoal (milhares de pessoas) que vive seguindo festas rave ensandecidas. por drogas pesadas e musica tech altíssima no deserto daquele país.

O pai é vivido pelo único ator conhecido do filme, o espanhol Segi Lopes, em trabalho maravilhoso.

Os dois vão fazer amizade com um grupo de desvalidos que não podem ser mais abandonados pela vida. São feios, miseráveis e mutilados. Uma espécie de exército de Brancaleone de fracassados.

A grande sacada do filme é que nesse ambiente, o único elemento poderoso é a solidariedade. Todo mundo ajuda com o que pode e o que não pode aos demais, material e emocionalmente.

As tragédias continuam a se suceder para eles enquanto cruzam o. deserto em sua jornada impossível. Quanto mais infelizes, mais unidos.

SIRAT é muito triste e tem imagens poderosas e comoventes.

Não é, por todas as razões, um filme para ser visto antes da pizza de sábado à noite.

Mas é um filme que nos deixa refletindo muito. E acho que por muito. tempo.

Deixe uma resposta