THE HUNTING GROUND: Até que Aconteça com Você

Motivado pela extraordinária apresentação de Lady Gaga no Oscar, com a emocionante TIL IT HAPPEN TO YOU, fui atrás do documentário THE HUNTING GROUND, de Kirby Dick, no NETFLIX. Vou iniciar parafraseando Luiz Carlos Merten, em sua critica do filme A REDE SOCIAL. Trata-se de um filme de terror.

A luta de três universitárias americanas para expor a conivência criminosa das universidades mais famosas do mundo com a verdadeira cascata de abusos sexuais e estupros impunes em seus “campus” é mais do que surpreendente, inimaginável ou incrível. É aterrorizante.

O documentarista chega a ser cruel em mesclar as narrativas dos sobreviventes (ou de suas famílias quando as vitimas morreram) com discursos empolados dos Presidentes das Universidades prezando os valores elevados como verdade, formação de líderes, ética e honra.

Tudo isto envolvendo nomes e marcas intocáveis como Harvard, Princeton, Yale, Columbia, Berkley e por aí vai.

Os números de assaltos sexuais em universidades americanas são assustadores. A fala dos supostos responsáveis em punir os agressores é pior ainda.

Proteção a atletas universitários promissores, silencio para não abalar doações milionárias, conivência com fraternidades, tudo entra no baile.

Mas o grande e tocante destaque, não ha como negar, é a coragem das vitimas, meninas e meninos, que se expõem a câmera, contando suas historias em nome de um bem maior.

Pela fala do Presidente Obama no filme e pela ida do Vice Presidente no Oscar, tomara que o movimento deles não caia no vazio.

Pelo sim, pelo não, o filme merece ser visto. Muito.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.