Eu sempre digo que Ridley Scott quando faz um filme bom faz filmes maravilhosos (OS DUELISTAS, BLADE RUNNER, ALIEN), mas quando faz filmes ruins, bota ruins nisto (A LENDA, PROMETHEUS, OS VIGARISTAS).

THELMA & LOUISE está fazendo 35 anos hoje.

Eu gosto muito deste road movie que inovou o gênero dos “buddy films”(filmes de parcerias entre rapazes) trazendo duas mulheres que saem pela estrada e pela vida depois de uma matar acidentalmente o sujeito que ia estuprar a amiga.

Susan Sarandon e Geena Davis vivem magistralmente a engajada e a desmiolada em processo de crescimento pessoal nesta jornada pelo interior dos Estados Unidos, perseguidas pela lei e pelo marido de uma delas.

No caminho encontram vários tipos inesquecíveis, como o cowboy Brad Pitt, o ciclista drogado e outros do gênero.

Se THELMA & LOUISE não está na primeira linha dos filmes do inglês Scott, porque ali tem obras de grande categoria, não fica a dever a grande maioria dos filmes produzidos pelo cinema em sua década.

Trinta e cinco anos depois, THELMA & LOUISE ainda é bastante atual. Mulheres ainda tem muito espaço e muitos direitos a conquistar. Preconceitos ainda existem e são muito fortes.

Infelizmente, THELMA & LOUISE ainda vão ter que rodar muito pelo mundo até terem seus direitos e valores reconhecidos.

 

I always say that when Ridley Scott makes a good movie he makes wonderful movies (THE DUELISTS, BLADE RUNNER, ALIEN), but when he makes a bad movie, you can see what is a really bad movie (LEGEND, PROMETHEUS, MATCHSTICK MEN).

THELMA & LOUISE is doing 35 years today.

I really like this road movie that innovated the genre of “buddy films” (movies partnerships between boys) bringing two women that leave the road and life after accidentally one killed the man who was raping her friend.

Susan Sarandon and Geena Davis masterfully live a engaged one and a scatterbrained in a personal growth process in this journey through the interior of the United States, pursued by the law and the husband of one of them.

Along the way, there are several unforgettable types such as the cowboy Brad Pitt, the drugged cyclist and several others.

If THELMA & LOUISE is not at the forefront of Scott films, because there it has works of great category, there is no doubt that it is better than the vast majority of films produced by the cinema in its decade.

Thirty-five years later, THELMA & LOUISE is still very actual. Women still have a lot of space and many rights to conquer. Prejudices still exist and are very strong.

Unfortunately, THELMA & LOUISE will still have to run a lot around the world to have their rights and values recognized.