CYBORG: O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES – Série da ABC na Década de 70 Fez Sucesso com o Homem Biônico

No início da década de 70, a rede de TV ABC inovou com uma série de ficção científica sobre um astronauta americano que sofre um gravíssimo acidente aéreo onde perde as duas pernas, um braço, um olho e tem um ouvido dilacerado.

A solução vem pelas mãos do chefe de uma agência de espionagem, a OSI, Oscar Goldman (vivido pelo ator Richard Anderson) que propõe uma cirurgia para salvar a vida do Coronel Steve Austin (papel que tornou famoso o ator de televisão Lee Majors): a colocação de partes biônicas no lugar das partes do corpo destruídas no acidente.

Com duas pernas, um braço, um olho e um ouvido biônicos (o que deu o total de seis milhões de dólares), Steve Austin vira um super espião da OSI.

As histórias eram meio ingênuas e bobas, mas a utilização das aptidões biônicas do herói eram uma atração naquela época. A série teve cinco temporadas e 99 episódios. Teve um spin-off em que a namorada do Coronel Austin, (Jaime Sommers, feita pela atriz Lindsay Wagner), quase morta em um acidente de pára-quedas, também recebe partes biônicas e se torna A MULHER BIÔNICA.

Outra coisa que marcava a série eram as participações especiais de atores e atrizes famosos (ou nem tanto). Estiveram na série Kim Basinger, Elizabeth Ashley, Ivonne Craig, Stephanie Powers, John Saxon, Pernell Roberts, Eric Strada.

THE SIX MILLION DOLLAR MAN é uma daquelas séries que envelheceram muito nestes 45 anos. Os efeitos especiais da época (hoje meio ridículos) datam muito os episódios e o próprio enredo meio inspirado na Guerra Fria (os vilões normalmente eram russos, chineses ou orientais), deixando a série superada.

Mas não há como deixar de reconhecer a inovação que a série fez em 1975. CYBORG é um dos símbolos daquela década na televisão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.