LINDSAY ANDERSON: Um Cineasta Inglês Cult

Nos anos 60 e 70, marcou época um cineasta inglês que se notabilizou por filmes tão inovadores quanto polêmicos e questionadores: Lindsay Anderson.

Sua assinatura bastaca para o filme ganhar ares de cult movie e frequentar as movimentadas sessões da meia noite e cinemas de repertório ao redor do mundo.

Há dois filmes dele que causaram muito: IF e UM HOMEM DE SORTE.

IF conta a história de uma revolução feita por alunos em uma escola privada inglesa. Malcolm McDowell (seu ator icônico), David Wood e Christine Noonan são os Crusaders. Robert Swann e Hugh Thomas são os Whips. É daqueles filmes que a gente sai do cinema meio tonto por tanta informação, cenas malucas e muita alegoria.

UM HOMEM DE SORTE, outro filme com Malcolm McDowell mostrando as aventuras heterodoxas de um ingênuo vendedor de café pelo submundo da Inglaterra e Escócia. John Gielgud, Helen Mirren Ralph Richardson, Rachel Roberts e Arthur Lowe estrelavam um filme que inclusive foi proibido durante anos no Brasil por sua contundência alegórica.

Anos depois, Anderson fez um belo poema de despedida (morreu em 1994 aos 71 anos): BALEIAS DE AGOSTO, com Bette Davis, Lilian Gish e Vincent Price. Melancólica evocação do passado por duas irmãs.

Bristol e ABC, os dois espaços mais cults de Porto Alegre adoravam mostrar os filmes de Lindsay Anderson. E a gente de vê-los e passar dias discutindo o que significava cada cena.

In the 60s and 70s, an English filmmaker made his mark with outstanding films as innovative as controversial and questioning: Lindsay Anderson.

His signature was enough for the film to take on a cult movie feel and attend the busy midnight sessions and repertoire cinemas around the world.

There are two films of his that have caused a lot: IF and O’LUCKY MAN.

IF tells the story of a revolution made by students in an English private school. Malcolm McDowell (his iconic actor), David Wood and Christine Noonan are the Crusaders. Robert Swann and Hugh Thomas are the Whips. It is from those films that we leave the cinema a bit dizzy due to so much information, crazy scenes and a lot of allegory.

O’ LUCKY MAN, another film with Malcolm McDowell showing the unorthodox adventures of a naive coffee seller through the underworld of England and Scotland. John Gielgud, Helen Mirren Ralph Richardson, Rachel Roberts and Arthur Lowe starred in a film that was even banned for years in Brazil due to its allegorical force.

Years later, Anderson wrote a beautiful farewell poem (he died in 1994 at the age of 71): WHALES OF AUGUST, with Bette Davis, Lilian Gish and Vincent Price. Melancholic evocation of the past by two old sisters.

Bristol and ABC, the two most cultured theaters in Porto Alegre loved to show Lindsay Anderson’s films. And people to see them and spend days discussing what each scene meant.

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