REGRAS NÃO SE APLICAM: Filme de Warren Beaty Romantiza Howard Hughes e os Primórdios de Hollywood

Ontem encontrei na Amazon Prime Brasil o filme REGRAS NÃO SE APLICAM, escrito, dirigido e estrelado por Warren Beaty (hoje com 84 anos). A trama narra o romance entre um jovem que se empresa em Hollywood como motorista do magnata e produtor de cinema Howard Hughes e um menina aspirante a estrela trazida à cidade para integrar o grupo de possíveis estrelas do milionário.

Warren Beaty tem uma carreira muito respeitável no cinema. Entre os 283 títulos de filmes em que trabalhou como ator, roteirista, produtor, diretor ou ator estão obras muito relevantes como REDS, O CÉU PODE ESPERAR, BONNIE & CLYDE, BUGSY, A TRAMA e CLAMOR DO SEXO. Está certo que ele também se envolveu com verdadeiras bombas, como o lendário ISHTAR ou RICOS, BONITOS E INFIÉIS.

Aqui ele interpreta, é claro, Howard Hughes.

O filme adota um tom de comédia romântica, privilegiando cenas adoçadas entre os dois jovens protagonistas vividos pelo ascendente Alden Ehrenreich (SOLO) e a inglesinha Lily Collins (MANK e EMILY IN PARIS). Marla Mabrey e Frank Forbes exploram todo o glamour de Hollywood (a cena em que ouvem uma orquestra tocando Adagietto (Mahler) no Hollywood Bowl é pura poesia).

O filme opta por não aprofundar muito o esquema de Howard Hughes de contratar starlets lindas e colocar cada uma em uma casa, aguardando um suposto “teste de câmera”. O tema seria incômodo para os propósitos de Beaty.

Uma verdadeira seleção de atores e atrizes conhecidos desfila no filme: Candice Bergen, Matthew Broderick, Paul Sorvino, Matin Sheen, Anette Benning, Haley Bennett, Taissa Farmiga, Ed Harris e Amy Madigan.

Para quem é apaixonado por cinema, ver menções a filmes clássicos, cenas, atores e locais célebres da Hollywood daquele época já satisfaz o espectador.

REGRAS NÃO SE APLICAM é uma comédia romântica inteligente e bem feita que propositadamente abriu mão de fazer uma análise mais profunda das mazelas hollywoodianas. O lado glamouroso é muito mais divertido e agradável.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.