ENCANTO: Sobre Família e Para a Família

O CONVIDADO DE HOJE DO CINEMARCO É O CINÉFILO FELIPPE GOMES.

Encanto, nova animação da Disney, foi disponibilizada no serviço de streaming Disney Plus no dia 24 de dezembro.E a data escolhida pelo estúdio (véspera de Natal) faz todo sentido, pois o filme trata, principalmente, de união familiar.

Na aventura, acompanhamos a família Madrigal que resideem uma casa encantada chamada Casita, com vida própria, localizada em um vilarejo na Colômbia. Cada novo membro da família recebe um dom mágico ao completar 5 anos de idade, exceto a protagonista da história, Mirabel, a única que não recebeu uma habilidade especial.

Por se sentir deslocada em uma família cheia de pessoas especiais, Mirabel faz de tudo para compensar o fato de não ter poderes, tentando provar que merece fazer parte do clã, principalmente para a avó, a rígida matriarca Abuela.Quando Mirabel descobre que a magia da família está em perigo e a Casita ruindo, parte em busca de respostas no intuito de salvar o Encanto.

Toda trama se desenvolve a partir da relação de Mirabel com os demais membros da família. Nos Madrigais existem tias que podem mudar o clima com seus pensamentos e tios que podem ver o futuro, mães que podem curar uma ferida com um alimento. Há netos que podem entender a linguagem dos animais e há netos com super força, super audição e super beleza.

A partir desta interação entre os personagens, o filme aborda diversos temas, como pressão familiar, aceitação e união. Percebemos que, mesmo os personagens que possuem alguma habilidade mágica, tidos como privilegiados ou superiores, também enfrentam inseguranças, conflitos internos sobre seu real papel no mundo ou sofrem de algum tipo de ansiedade, tal qual Mirabel.

É uma história simples, intimista, que foge do padrão de outras obras da Disney, nos apresentando personagensmais próximos da realidade. É fácil se identificar com eles e suas histórias, fazendo com que a mensagem final seja ainda mais significativa.

Relações familiares por vezes são complexas e manter a solidez de um lar não é tarefa simples. Sempre há divergências de pensamentos, de ideologias e de formas de agir. Mas ainda que seja desgastante lutar pela união nos momentos mais difíceis, no final das contas, o carinho, amor e companheirismo entre aquele grupo de pessoas sempre faz o esforço valer a pena.

Talvez seja o filme da Disney mais focado em família dos últimos anos. É emocionante e divertido, com ótimas canções e, além de tudo, aquele charme latino.

Ao final deste texto percebi que a palavra “família” foi repetida diversas vezes. Se o objetivo da Disney era falar sobre este tema, de fato, mais uma vez, ele foi atingido. E de forma primorosa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.