A ODISSEIA – Nolan Faz Cinema que Somente Pode Ser Visto nas Salas de Cinema

Todo filme fica muito melhor visto nas salas de cinema. Isso é uma obviedade. A tela grande iluminada, um poderoso sistema de som Dolby, poltronas especialmente desenhadas para cinema, silêncio no ambiente (sempre que possível), o escuro que te abraça, a magia do ritual, tudo pronto para se ver um filme como deve ser. Qualquer filme fica muito melhor assim.

Mas alguns filmes só podem ser vistos desse modo. Christopher Nolan, um londrino de 56 anos faz filmes tão grandiosos que devem ser vistos apenas no cinema. A melhor trilogia sobre BATMAN, os THE DARK KNIGHT, todos maravilhosos, OPPENHEIMER (Oscar merecido de melhor filme), DUNQUERQUE (um dos mais emocionantes filmes sobre a Segunda Guerra Mundial) são todos filmes de cinema para serem vistos no cinema.

Mas acho que em A ODISSEIA ele foi mais longe. As 2h52 min de seu novo filme são cinema como se vê muito raramente. A volta de Odisseu (Ulisses) para Ítaca rende um filme extraordinário da primeira à última cena.

Há inúmeros destaques. O que é o som do filme? Várias vezes, o espectador é colocado como partícipe da vingança de Posseidon contra Odisseu e seus parceiros. A violência das tempestades marinhas nos atinge em cheio no cinema, como a eles nos pequenos navios.

O elenco é excepcional. Dos mega astros como Anne Hathaway, Charlize Theron e Zendaya aos coadjuvantes como Samantha Morton, Lupita Nyong’o e John Leguizamo, todos magníficos dando vida aos mitológicos personagens.

A ODISSEIA passa por todos os gêneros do cinema. Tem aventura, tem drama, tem romance, tem erotismo, tem terror, tem política, tem história, tem até pitadas de comédia. Nolan sabe como poucos seu ofício de roteirista e cineasta. Maneja bem todos os gêneros do cinema.

A ODISSEIA é um filme grandioso. Para além de tudo, deixa muitas reflexões sobre e para o ser humano. Quem é o herói e quem é o vilão? Quem é o corajoso e quem é o covarde? O que é ética?

Mr. Nolan nos deu mais um presente de cinema.

A ODISSEIA é um filme que faz jus ao poema que lhe deu origem

Deixe uma resposta