BROADCHURCH, a excelente série policial da BBC chega a seu terceiro e final capítulo com um novo crime, tão moderno e assustador como os anteriores. Mais uma vez vem a dúvida sobre como uma cidade tão pequena e aprazível pode esconder tantos segredos, brigas e violência?

Cabe aos extraordinários policiais Miller (Olivia Colman fantástica) e Alec Hardy (David Tennant impecável) vasculhar as vidas e os passados dos múltiplos suspeitos pelo estupro da misteriosa Trish Winterman.

Claro que todos os fantasmas do brutal assassinato do menino Dan (primeira temporada) e do desastrado julgamento de Joe Miller (segunda temporada) estão sempre presentes pairando sobre os personagens e suas escolhas.

As estratégias dos roteiristas – que fizeram da primeira história quase uma obra prima – como colocar todos como suspeitos, terminar cada episodio com múltiplas cenas de suspense, ao som da trilha sonora subindo o tom, criar conflitos de visão do crime entre Miller e Alec, entremear os dramas pessoais dos dois, seguem intactos e fascinantes.

David Tennant, por sinal, merece um comentário a parte, já que tem transitado de herói a vilão (a série JESSICA JONES, da NETFLIX), com igual talento.

No final do último capítulo, a gente fica com um misto de alegria que os produtores tiveram a grandeza de encerrar a série em alto nível, ao mesmo tempo em que já bate uma saudade de ver os policiais Alec e Miller caçando criminosos nos belos penhascos de BROADCHURCH.

 

BROADCHURCH, the excellent BBC series arrives at its third and final chapter with a new crime, as modern and scary as the previous ones. Once again comes the doubt about how such a small and pleasant community can hide so many secrets, fights and violence?

It’s up to the extraordinary police officers Miller (Olivia Colman fantastic) and Alec Hardy (David Tennant flawless) to sift through the lives and past of the multiple suspects with the mysteries of the rape of the mysterious Trish Winterman.

Of course, all the ghosts of the brutal murder of boy Dan (season one) and Joe Miller’s flawed trial (second season) are always present hovering over the characters and their choices.

The screenwriter’s strategies – which made the first story almost a masterpiece – like putting everyone as suspects, ending each episode with multiple suspense scenes, sounding the soundtrack pitch, creating crime-vision conflicts between Miller and Alec, interspersing their personal dramas, remain intact and fascinating.

David Tennant, by the way, deserves a side comment, since he has gone from hero to villain (the series JESSICA JONES, of NETFLIX), with equal talent.

At the end of the last chapter, we are left with a mixture of joy that the producers had the greatness to close the series at a high level, at the same time that is already nostalgic to see the policemen Alec and Miller hunting criminals in the beautiful cliffs of BROADCHURCH