DESAPARECIDA (PERDIDA – 2018), de Alejandro Montiel, filme policial argentino que passou a integrar o cardápio da NETFLIX nesta semana tem uma premissa altamente interessante. Um grupo de meninas adolescentes vai em uma viagem de estudos à Patagônia e na volta, uma delas desaparece.

Quatorze anos depois, sua melhor amiga, ainda traumatizada com o ocorrido, sendo uma policial especializada em raptos e sequestros, resolve atender o apelo da mãe da amiga e reabrir o caso.

Baseado no muito elogiado romance policial CORNELIA, da jornalista Florencia Etcheves, DESAPARECIDA inicia a todo vapor, sugando o espectador para o que se anuncia uma trama policial fascinante e com toques de filme noir narrado no melhor tom do cinema argentino moderno.

Para isto, contribui muito o talento da jovem protagonista Luisana Lopilato, ótima como a Policial Manuela (Pipa), silenciosa, ativa, contestadora e decidida.

Bem abaixo dela estão Amaia Salamanca (Cornelia) e Rafael Spregelburg (o parceiro policial).

As paisagens patagônicas são muito bem exploradas, tanto nas cenas da narrativa do passado, quanto na busca do presente.

O diretor Alejandro Montiel se esforçou para segurar a narrativa, chegando a inserir uma personagem claramente inspirada em Lissbeth Salander (da trilogia Millenium), porém sem o mesmo resultado.

Em resumo, DESAPARECIDA é um bom filme policial, mas que não conseguiu atingir o nível de excelência que seu início prometia ou que os melhores títulos do cinema argentino atual  logram trazer às telas.

 

PERDIDA (LOST – 2018), by Alejandro Montiel, an Argentine police film that has been included in the NETFLIX menu this week has a highly interesting premise. A group of teenage girls goes on a study trip to Patagonia and on the way back, one of them disappears.

Fourteen years later, her best friend, still traumatized by the incident, was a police officer specializing in kidnapping, and resolve to respond to her friend’s mother’s appeal to reopening the case.

Based on the highly acclaimed crime novel CORNELIA, by the journalist Florencia Etcheves, PERDIDA starts off at full steam, sucking the viewer into what a fascinating police plot with touches of film noir narrated in the best tone of modern Argentine cinema.

For this, the talent of the young protagonist Luisana Lopilato, great as the Policeman Manuela (Pipa), is very important, silent, active, answering and decided.

Right below her are Amaia Salamanca (Cornelia) and Rafael Spregelburg (the police partner).

The Patagonian landscapes are very well explored, both in the scenes of the narrative of the past and in the search for the present.

Director Alejandro Montiel struggled to hold onto the narrative, even inserting a character clearly inspired by Lissbeth Salander (from the Millenium trilogy), but without the same result.

In short, MISSING is a good police film, but that failed to reach the level of excellence that its beginning promised or that the best titles of the current Argentinian cinema can bring to the screen.