O cineasta Spike Lee construiu sua carreira com um cinema militante das causas cvontra o preconceito, tendo atingido um patamar pessoal e profissional de alto nível. Foi indicado duas vezs para o Oscar (tem um Oscar honorário), a Palma de Ouro (em Cannes ganhou vários prêmios, inclusive a Câmera de Ouro como melhor diretor), um Emmy e um BAFTA.

INFILTRADO NA KLAN provavelmente seja seu filme mais maduro até hoje. Foca os preconceitos de todos, notadamente os relativos à igualdade entre as raças.

Adotando seu tom preferido de narrativa (um misto de ironia, sarcasmo e drama), Spike Lee narra a chegada de um policial negro à Polícia da cidade Colorado Springs, Colorado, sendo o primeiro policial negro a integrar as equipes da Delegacia.

Baseado em fatos reais (o livro escrito pelo verdadeiro Ron Stallworth, um ex-policial que realmente se infiltrou na unidade local da Klu Klux Klan, nos anos setenta) o filme é de uma criatividade ímpar para alternar suas várias narrativas.

O elenco reunido por Spike Lee também é ótimo. Temos astros conhecidos, como Alec Baldwin, Robert John Burke (LAW AND ORDER), Adam Driver (o Kylo Ren, de STAR WARS), Ryan Eggold (NEW AMSTERDAM), Topher Grace (SPIDERMAN) e Laura Harrier (HOMEM-ARANHA DE VOLTA AO LAR).

Mas o nome principal é John David Washington, ator visto em MALCOLM X e na série BALLERS, da HBO. Seu trabalho como o protagonista Ron Stallworth, ele faz um trabalho excelente, entre raivoso, frio e desconcertado pelas situações inusitadas que passa a viver em seu ambiente de trabalho, como policial infiltrado.

INFILTRADO NA KLAN é um dos melhores filmes de 2018 e deverá marcar presença na sessão de premiações de melhores do ano.

Spike Lee fez outro ótimo filme que merece ser visto por todos.