ROBERT DUVALL: 88 Anos de Excelentes Filmes como Ator, Diretor, Escritor, Compositor e Produtor

Robert Duvall está fazendo 88 anos hoje. Tem 57 prêmios internacionais de interpretação, incluindo 1 Oscar (TENDER MERCIES), 4 Globos de Ouro, 1 Emmy e 1 BAFTA. Desenvolveu seu trabalho em múltiplas funções no cinema, tendo sido ator (dos melhores embora normalmente como coadjuvante), diretor (fez 5 filmes), produtor, compositor, roteirista…

Como ator, tem 147 créditos. Tendo iniciado como ator na Broadway, apareceu na antológica série de TV de guerra, COMBAT! no final da década de 50. São inúmeros seus papeis inesquecíveis, como o do Consigliari Tom Hagen na Trilogia de Francis Coppola O PODEROSO CHEFÃO, Boo Radley em O SOL É PARA TODOS, icônico filme de Robert Mulligan, o namorado de Lábios Ardentes, Coronel Frank Burns em M.A.S.H., de Robert Altman, Frank Hacket em REDE DE INTRIGAS, de Sidney Lumet, O Coronel Bill Kilgore (que adorava sentir o cheiro de napalm pela manhã), em APOCALIPSE NOW, de Francis Coppola, o policial de LA Bob Rogers, em COLORS, de Dennis Hopper e o Juiz Joseph Palmer em THE JUDGE, de David Dobkin, ao lado de Roberto Downey Jr.

Acho que poucos atores tiveram a chance de atuar em filmes tão representativos do melhor cinema de nossos tempos. Robert Selden Duvall é um mito do cinema.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.