Nino Rota: Compositor Italiano Era o Favorito de Federico Fellini. Mas Marcou Também os Filmes de Visconti, Zeffirelli, Clement e Coppola.

Muitas vezes se desconsidera a importância da trilha sonora de um filme como elemento dramático, lúdico, artístico ou ambiental que contribui (e muito) para conquistar as emoções do espectador e, fixar em sua memória o filme, seus personagens e o trabalho do diretor.

Filmes como E O VENTO LEVOU, TUBARÃO, OS DEZ MANDAMENTOS, EXODUS, PSICOSE, GOLPE DE MESTRE, AMARCORD, STAR WARS, CAÇADORES DA ARCA PERDIDA, 007 tem sua música como um verdadeiro elemento essencial da narrativa.

Um dos maiores compositores de música de cinema de todos os tempos foi nino Rota, um italiano nascido em Milão no ano de 1911 e precocemente falecido aos 67 anos, que também foi maestro e professor de música.

Ele trabalhou com Federico Fellini (era seu compositor favorito, tendo trabalhando em AMARCORD, ROMA, 8 E 1/2, CASANOVA, SATYRICOM, OS PALHAÇOS, GIULIETA DOS ESPÍRITOS e A DOCE VIDA), Luchino Visconti (IL GATTOPARDO e ROCCO E SEUS IRMÃOS), René Clement (O SOL POR TESTEMUNHA), Franco Zeffirelli (ROMEU E JULIETA e A MEGERA DOMADA) e Lina Vertmuller (AMOR E ANARQUIA).

Seu trabalho mais conhecido é a trilha sonora de O PODEROSO CHEFÃO, o filme perfeito de Francis Coppola que soube como poucos utilizar a música como um elemento essencial. É impossível que alguém ouça os acordes da trilha de O PODEROSO CHEFÃO e não evoque imediatamente o maravilhoso épico de Francis Coppola, com as performances eternas de Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall ou James Caan. Mereceu muito o Oscar que ganhou.

Nino Rota foi um gênio do cinema.

The importance of the soundtrack of a film is often overlooked as a dramatic, playful, artistic or environmental element that contributes (and much) to conquer the emotions of the viewer and fix in his memory the film, its characters and the work of the director.

Films like GONE WITH THE WIND, JAWS, THE TEN COMMANDMENTS, EXODUS, LAWRENCE OF ARABIA, PSYCHO, THE STING, AMARCORD, STAR WARS, RAIDERS OF THE LOST ARK, 007 have their music as a true essential element of the narrative.

One of the greatest composers of film music of all time was Nino Rota, an Italian born in Milan in 1911 and early died at age 67.

He worked with Federico Fellini (was his favorite composer, having worked on AMARCORD, ROME, 8 AND 1/2, CASANOVA, SATYRICOM, THE CLOWNS, GIULIETA OF SPIRITS and LA DOLCE VITA), Luchino Visconti (IL GATTOPARDO and ROCCO AND HIS BROTHERS ), René Clement (PLEIN SOLEIL), Franco Zeffirelli (ROMEU AND JULIET and THE TAMIN OF THE SHREW) and Lina Vertmuller (LOVE AND ANARCHY).

His best known work is the soundtrack to THE GODFATHER, the perfect Francis Coppola movie that knew how few use music as an essential element. It is impossible for anyone to hear the chords of THE GODFATHER‘s score and not immediately recall the wonderful epic of Francis Coppola, with the eternal performances of Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, Robert Duvall or James Caan.

Nino Rota was a movie genius.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.