CAUSEWAY: Duas Pessoas Atropeladas Pela Vida Curando uma a Outra

O filme CAUSEWAY, em cartaz na Apple TV+, é certamente um dos melhores do ano. Dirigido pela cineasta Lila Neugebauer (MAID), revela uma sensibilidade rara de se ver nos dias atuais.

Uma jovem engenheira volta da Guerra do Afeganistão com uma lesão cerebral. Tem constantes ataques de pânico, somente consegue dormir com remédios pesados e volta e meia não consegue segurar coisas em suas mãos. Sua casa muito pobre, em New Orleans tem a mãe alcoólatra e um irmão preso por tráfico de drogas, esquecido em uma penitenciária local.

Um dia Lynsey dirige a velha camionete da família quando o carro funde o motor. Ela chega em uma oficina velha e encontra um rapaz negro que mostra uma surpreendente solidariedade pelo ocorrido, se prontificando a ficar com o carro e tentar arrumar sem compromisso.

Ele é James, outro morador da periferia de New Orleans que perdeu uma perna em um acidente de trânsito, onde morreu seu sobrinho e a irmã rompeu relações com ele. Vive trabalhando na oficina, bebendo cerveja nos bares da vida e buscando um sentido para o futuro.

Lynsey e James vão estabelecer um vínculo afetivo pouco usual. Tanto que James seguidas vezes diz a ela não estar tentando seduzi-la e ela, constrangida, diz que prefere meninas a rapazes.

Mas a beleza dos encontros cada vez frequentes entre eles é que a conversa sem fim sobre coisas pequenas da vida vai fazendo bem um ao outro, mais do que os remédios pesados ou as terapias contundentes. Há afeto e carinho entre eles e eles vão se encorajando a se abrir perante o outro, revelando os motivos dos traumas mais profundos que escondem do mundo.

A diretora Neugebauer filma com um humanismo e uma sensibilidade muito difíceis de se encontrar. Há um olhar extremamente afetuoso sobre aqueles dois indivíduos que a vida descartou, o mesmo olhar que Lynsey dá a James e vice versa.

Para isso, Jennifer Lawrence (uma das melhores atrizes de sua geração) e um incrível Bryan Tyree Henry têm um dos trabalhos de suas vidas como atores. Lynsey e James exalam humanidade.

O elenco ainda tem Frederick Weller, Stephen McKinley Henderson, Linda Edmond e Russel Howard (como o irmão preso, que tem uma cena antológica com Lynsey).

CAUSEWAY não é um filme fácil ou sequer agradável. Os personagens foram destruídos pela vida. Os parceiros de vida também são pessoas desajustadas. Os locais mostrados são pobres e desolados. Nada é glamuroso.

Muito interessante é a presença da água no filme. O roteiro utiliza a água como um meio onde as pessoas se sentem bem e se dispõem a trocar um com o outro afeto e confidências. A diretoria cria belas cenas nas piscinas da vida.

CAUSEWAY é um filme obrigatório e emocionante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s