OS FABELMANS: Um Ótimo Spielberg Mas Longe de Suas Obras Primas

Vi finalmente ontem OS FABELMANS, mais recente filme dirigido por Steven Spielberg.

Spielberg já não está em sua fase mais brilhante como cineasta. Na minha opinião, seus melhores filmes (A LISTA DE SCHINDLER, TUBARÃO, E.T., CAÇADORES DA ARCA PERDIDA) foram feitos há décadas.

Mas o talento de Mr. Spielberg é tão grande que os filmes mais recentes conseguem nos emocionar e, em muitos momentos nos encantar.

OS FABLEMANS é seu filme mais auto biográfico. Não há como deixar de reconhecer no jovem Sammy Fabelman, muito do que já lemos e ouvimos sobre a infância, adolescência e idade adulta de Steven Spielberg.

O excelente roteiro do próprio Spielberg e do mago Tony Kushner se encarregou de disfarçar alguma coisa ali e acolá, mas é quase uma biografia spielberguiana.

Há, ainda, o fato do filme ter o cinema (e a paixão por ele) como um dos seus temas centrais. Para nós cinéfilos isto soa quase como um golpe baixo. Cada cena, cada cartaz de filme, cada trecho dos clássicos, cada maquete de cinema anunciando um filme e, especialmente, a cena do encontro de Sammy com John Ford é uma evocação de memórias de Spielberg que tocam fundo a todos nós.

Não sou exatamente um fã de Paul Dano e Michelle Williams, mas sou forçado a reconhecer que especialmente ela tem cenas belíssimas no filme, notadamente aquela em que dança para a câmera do filho.

No elenco, gostei mais dos trabalhos de Judd Hirsch e Seth Rogen. Achei os dois personagens extraordinários e impressionantes. Spielberg tirou o máximo dos dois atores.

Também achei que o filme por vezes foi redundante. Coisas que já estavam claras para o espectador foram repetidas,desnecessariamente. Coisa incomum na filmografia de Spielberg.

Um tema onipresente no filme é o anti semitismo. Aqui acho que Spielberg, como sempre, foi magistral. Ele sofreu com o preconceito e sabe como expor as feridas e propor soluções. O filme ao final da Festa de Formatura é um dos grandes momentos de OS FABELMANS.

Emoção não falta ao filme.

Acho que o único ponto que sai em desfavor de OS FABELMANS, paradoxalmente, é ter sido feito por Steven Spielberg.

Perto das três ou quatro obras primas do cineasta, OS FABELMANS é “apenas” mais um ótimo filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s