TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE: Filmaço de Pakula sobre Watergate no Clube de Cinema

Na próxima terça-feira dia 9/8, na Sala Redenção, o Clube de Cinema de Porto Alegre vai exibir outro filme imperdível: TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE, que Alan J. Pakula fez em 1976, após a queda de Richard Nixon, pelo escândalo Watergate.

Se eu fosse listar os méritos do filme, teria de fazer mais de um post. São inúmeros.

O elenco é extraordinário: Robert Redford e Dustin Hoffman, como Bob Woodward e Carl Bernstein, jornalistas do Washington Post que arriscaram as vidas para fazer a denúncia. Jason Robards Jr., como Ben Bradley, o editor que peitava todos que queriam ocultar os fatos. E ainda tem Jack Warden, Martin Balsam e Jane Alexander.

A. Direção de Alan Pakula é inspiradíssima. O filme tem um tom nervoso e paranoia, quase uma reportagem. Mas ao mesmo tempo, consegue ser um thriller exemplar, deixando o espectador à beira de um colapso nervoso.

Muito anos depois do filme, eu estava em Brasília e tive a oportunidade de ver uma palestra do Ben Bradley real no Correio Brasiliense. Estive ouvindo um dos heróis do nosso tempo. Não voa e nem tem superpoderes, nas era um jornalista e tanto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.